Escola do distrito de Espirito Santo registrou cinco casos, em um mês.
Secretaria Municipal de Saúde orientou reforço nos hábitos de higiene.
Uma escola municipal do distrito de Espirito Santo, na região de Londrina no Norte do Paraná, registrou em 30 dias, cinco casos de meningite viral. Nesta quinta-feira (05), Secretaria Municipal de Educação suspendeu as aulas até a próxima senama.
A diretora do setor de epidemiologia da Secretaria de Municipal de Saúde, Sandra Caldeira Melo, disse ao G1 que possivelmente a causa tenha sido um virus comum no sistema digestório, que provoca vômito e diarreia em algumas crianças. A orientação da secretaria é de que se intensifiquem medidas higiênicas como lavagem das mãos e individualizar o uso de copos e talheres.
Não existe vacina para a meningite viral. O pediatra e infectologista do Hospital de Clinicas do Paraná, Tony Tannus Tahan, explicou que na rede pública de saúde são ofertadas vacinas contra três tipos de meningite bacteriana.
Segundo ele, mais de dois casos em um mesmo espaço correspondem a um surto local, mas a meningite viral é menos agressiva do que as outras existentes. As medidas adotadas pela escola e pela Secretaria Municipal de Saúde de Londrina, na avaliação do médico, foram corretas. “A saúde pública deve agir mesmo. É mais prudente e algum caso pode ser complicar porque o desenvolvimento da doença depende da resposta imunológica de cada organismo”, afirmou Tony Tahan.
Nenhum comentário:
Postar um comentário